Como formatar uma única partição do disco rígido?

Além de permitir uma maior organização para os arquivos utilizados pelo usuário e aumentar a proteção contra ataques de vírus, particionar o disco rígido também traz como vantagem facilitar o processo de formatação da máquina.
Especialmente quando há uma divisão do disco rígido que tem como objetivo armazenar somente o sistema operacional, não é preciso reinstalar o Windows toda vez que uma formatação for necessária – basta selecionar somente as partições problemáticas para em poucos minutos o desempenho da máquina seja aprimorado.
Confira abaixo as etapas necessárias para formatar somente uma partição do disco rígido, sem que o processo influa nas demais.
Partição sem o sistema operacional
1) Abra o diretório “Computador”;

2) Na janela que abre, serão exibidas todas as unidades de disco presentes no computador;

3) Clique com o botão direito do mouse sobre aquela que deve ser formatada e, em seguida, selecione a opção “Formatar”;

4) Na janela que abre, serão exibidos detalhes como o sistema de arquivos utilizado, o tamanho da unidade de alocação e o Rótulo do volume (Nome que o sistema operacional utiliza para identificá-lo). Caso deseje restaurar o dispositivo aos padrões de fábrica, clique em “Restaurar padrões do dispositivo”. Caso contrário, deixe os campos da maneira como estão;

5) Ao selecionar a opção “Formatação rápida”, o sistema operacional não vai realizar a remoção completa dos arquivos, simplesmente irá permitir que o usuário os sobrescreva. Desmarcar a opção faz com que o processo total leve mais tempo, porém garante um resultado final mais satisfatório;

6) Ao finalizar as configurações, clique em “Iniciar” para que o processo de formatação comece. O tempo total de espera dependerá basicamente do tamanho da partição selecionada – quanto maior, mais tempo será necessário para a formatação terminar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário